quarta-feira, 12 de novembro de 2008

É assim porque eu quero!


Lembro-me da minha infância, os meus pais imporem a sua autoridade sem direito a explicações ou justificações. Pensamento comum da generalidade dos progenitores: …”são crianças, são meus filhos, eu mando e eles obedecem…eu é que sei o que é melhor para eles”…
Porquê….? Perguntam todas as crianças quando lhes dão uma ordem sem sentido para a sua tenra idade. Ficam todas sem resposta até à evidência dos factos.
Compreendo este comportamento dos pais, pela inexperiência, pelo proteccionismo, pela herança de gerações e gerações.
Partindo do princípio que todos crescemos e somos seres pensantes, é inexplicável que nos continuem a tratar como crianças. Recorrentemente ouvimos ao longo da vida a expressão, …”É assim porque eu quero!”…
Porquê…?
Porque sim…!
Mas porquê..?
Porque eu é que sei…!
Porque eu é que mando!
Porque eu sei sempre o que é melhor para todos!
O nosso país está cheio de paternalistas. E eu estou cheio do paternalismo com que me querem tratar.
Não o compreendo e é-me difícil aceitá-lo….talvez porque penso e porque existo enquanto indivíduo.
Estou cansado de ministros incompetentes de um estado cada vez mais endividado, que tratam os cidadãos como “tolos” irresponsáveis, quando os verdadeiros irresponsáveis são eles próprios.
Estou cansado dos gestores que acham que os seus colaboradores são todos preguiçosos, absentistas e irresponsáveis, juízo que lhes dá o direito de impor políticas… porque sim!
Tenho para mim, que o paternalismo exagerado em que vivemos, é uma grande causa da baixa produtividade, da desmotivação e mau estar da nossa sociedade.
É preciso fundamentar antes de impor. É preciso esclarecer antes de estabelecer.
Auscultar reacções e mudar opiniões nunca fez mal a ninguém.
Resulta muito melhor…podem crer.

2 comentários:

Olho do Cu_nha disse...

Caro Amigo

Dou-te todo o meu apoio, que já estamos fartos desse paternalismo, e claro quando toca-nos ainda mais fartos ficamos.

Tanto querem controlar que meio mundo para fugir ao controlo ou preocupado como deve responder aos métodos de controle, além de desmotivado também a perca de produtividade vem ao colo.

Infelizmente não conseguimos mudar o mundo nem um nicho de pessoas que há muitas a 1ª experiencia profissional foi na empresa em que está desde inicio da sua actividade profissional ou ainda melhor ainda já tivemos vários ministros incluindo o 1º ministro em que o 1º emprego além de deputado é ser 1º ministro, logo dai demonstra as pessoas sem sensibilidade para os problemas das pessoas / empresas.

Um Abraço

ordep disse...

Com tanta cegueira neste mundo...o que precisamos mesmo é de cães guia...