sexta-feira, 6 de março de 2009

Naufrágio com terra à vista



Ainda a respeito do desemprego, que passado um mês do meu último "post" ainda se mantém na actualidade e promete ficar mais uns tempos...

Esta semana passou na TSF mais uma excelente reportagem com o título "Naufrágio com terra à vista".
Este trabalho da TSF relata várias experiências de gentes sofridas, que de um momento para o outro se vêm desamparadas, roubadas da sua dignidade.
Novos para a reforma, velhos para trabalhar..., frase muito repetida por quem desespera em busca de uma nova vida de trabalho depois dos 50.
Mundo às avessas, olhamos para o nosso umbigo e fazemos de conta que o drama não nos diz respeito.
-"Nem para os jovens quanto mais para os velhos...", parecem dizer os empregadores. Empresários do lucro fácil e da falta de escrúpulos, isolados nas suas ilhas fartas de falsos luxos, que não sentem que a fortuna se esvai ao ritmo que despejam vidas na sarjeta.
Empresários que nunca pararam para pensar que a sua verdadeira fortuna são essas vidas, gastas por anos e anos de trabalho, anos e anos de lealdade e dedicação que se esgotam em segundos numa decisão de números.
Tenho para mim que o sucesso e a fortuna se espelham naqueles que fomentam o bem estar e felicidade própria sem esquecer a do próximo.

Haja saúde, já que não há trabalho e bom senso!