terça-feira, 14 de outubro de 2008

Gaffe do dia! A entrega do Orçamento


14 de Outubro, dia de entrega do Orçamento de Estado 2009.
Mais uma vez o ministro das finanças, Teixeira dos Santos, seguindo a política do governo no âmbito das novas tecnologias, propôs-se entregar o Orçamento de Estado num suporte de dados electrónicos, vulgarmente chamado "pen". Até aqui tudo bem...e é de louvar que assim seja. O que não é normal é marcar a entrega da referida "pen", (contendo o tão esperado e anunciado Orçamento de Estado 2009), para as 16h00 e atrasar-se a referida entrega de forma significativa ,para as 19h30.
Pois é... isto soa a "Gaffe" ou mais grave ainda, a "Gaffes" que estão para vir...
Qual terá sido o motivo do atraso? Dificuldades com as tecnologias e o "raio" do ficheiro não se conseguia gravar na "pen"...ou terão sido revisões de última hora feitas à pressa...
Na segunda hipótese fico preocupado...porque com tanto tempo para preparar o orçamento, não se pode aceitar que se façam emendas em cima do joelho, correndo riscos desnecessários de decisões orçamentais levianas e disparatadas.
Mas realmente preocupante é que, mais uma vez, para o ano de eleições, vêm as decisões populistas ao encontro do bem estar do contribuinte. Já não importa o défice???

Efectivamente os Portugueses que não conseguem pagar as suas casas dificilmente conseguirão pagar mais impostos...e se não conseguem pagar mais impostos, mais vale aliviar a carga fiscal.

Eu sempre disse que governar à base dos aumentos de impostos, é de um tremendo facilitismo e não leva a lado nenhum. Sem criação de riqueza e sem a construção de uma economia sólida e robusta, os sucessivos governos vão andar permanentemente neste "folclore" do aumenta impostos, baixa impostos e o ambicionado crescimento económico estará condenado a ficar sempre abaixo das optimistas previsões do orçamento.
Efectivamente até já conseguimos interiorizar o conversor nas nossas cabeças...quando o ministro anuncia 0,6% para 2009, quer dizer 0,1...
Ainda à uns meses atrás tinha acabado a crise, agora é a crise instalada e para ficar.
Afinal há crise ou não há crise...nunca se sabe o que é que diz ministro Manuel "Gaffe" Pinho hoje...

Notícia de última hora!!!
Suspeita-se que a "pen" entregue às 19h30 não continha o orçamento....e também é notícia que só às 21h00, os grupos parlamentares tiveram acesso ao documento...mas em papel e incompleto, faltando-lhe muitas tabelas importantes.
Deixo aqui a sugestão ao ministro das finanças para o próximo orçamento: "FASCÍCULOS" publicados através da lendária editora Planeta Agostini!

Sem comentários: